N° 46 - O que é uma psicanálise?

Diversos autores

– Introdução ao Colóquio de 2013…11
Charles Nawawi

– RSI para quê? Da nova abordagem de Freud à clínica borromeana…17
Yolanda Mourão Meira

– A Escola de psicanálise e a lógica do feminino…25
Viviane Gambogi Cardoso

– Sobre a transferência de trabalho…29
Leila Mariné Guimarães

– Umbigo do sonho, um nome para o lugar em sombras…37
Beatriz Grebol
Lucila Anesi
Miriam Fabre
Nélida Halfon

– Um saber fazer não sem instabilidade…49
Anne-Marie Braud

– Psicanálise com a criança, a singularidade de uma experiência: a menina entre a mãe e a mulher…59
Andrea Bastos Tigre

Leila Neme
Letícia Balbi
Renata Salgado

– Presença fora de limite? Na passagem do tratamento vous ao tratamento tu. Como um delírio passional convoca o lugar do analista?…81
Claude Garneau

Maria Alice Meireles Rabello

– Conclusões…193
Solal Rabinovitch

Em 23, 24 e 25 de janeiro de 2013, a École de psychanalyse Sigmund Freud coordenou e sustentou, em Paris, o colóquio “O que é uma psicanálise?”. Em torno dessa questão, diferentes escolas e instituições argentinas, brasileiras e francesas produziram trabalhos, tomando por base, para essa reflexão, os quatro conceitos fundamentais da psicanálise: inconsciente, repetição, transferência e pulsão.

“O que é uma psicanálise?” dá continuidade e ratifica a função da série na transmissão da psicanálise; um percurso iniciado em 1994 em Buenos Aires, com a “Clínica da angústia”. Esses encontros teriam por objetivo colocar em discussão assuntos de interesse comum e contavam com a participação de diferentes escolas. Nesses encontros, denominados Colóquios de Psicanálise, importa manter a diversidade e a singularidade de cada espaço institucional. Na última década, realizaram-se “O desejo do analista”, no Rio de Janeiro, em 2001, “Formação do analista (Discurso do analista e laço social)”, em Mendoza, em 2003, “A escrita na psicanálise”, em Belo Horizonte, em 2006 e “Experiência de saber”, em Salvador, em 2010.

Um colóquio é um acontecimento que inclui uma trama social em que se torna público um trabalho de intertextualidades escutáveis e implica em dois tempos: o da preparação do texto e o da exposição e troca, ocasião de escutar e falar. Esta revista é o terceiro tempo desse evento: a escrita. O que aqui se escreve são efeitos da palavra que circulou entre aqueles que nele apresentaram o que produziram e recolheram em torno da questão proposta: Aleph Escola de Psicanálise, Ato Freudiano, École de psychanalyse Sigmund Freud, Escola Freudiana de Belo Horizonte, Escola Letra Freudiana, Grep – Ensino e Transmissão em Psicanálise, Territorios, Testimonios e psicanalistas de Buenos Aires.

Durante o colóquio, tratava-se mais de compartilhar a voz de um texto que de ler um escrito. Nesse terceiro tempo, de passagem à escrita, observa-se a importância desse momento em que se fez necessário recolher os efeitos produzidos. Não trazemos, portanto, apenas um registro dessa passagem, mas a volta a mais que o escrito exige. Destaca-se, agora, o trabalho de dar forma, transformar, para com isso fazer passar, fazer durar… pubelicar. Se não é com a responsabilidade de uma forma que a psicanálise se escreve, trata-se pelo menos da responsabilidade de uma formação, contínua.

Para que esse Colóquio pudesse ser realizado agradecemos o empenho e o trabalho de Charles Nawawi, Christian Centner, Claude Garneau, Françoise Samson, Helena D’Elia e Dora Yankelevich-Szerman, pela maneira com que o organizaram e sustentaram, assim como todos aqueles que estiveram implicados na árdua tarefa de sua concretização, como, entre outros, Marina Cardoso e Vinicius Figale, que traduziram os textos apresentados durante o colóquio e alguns dos que constam desta revista.

“O que é uma psicanálise?” e seus conceitos fundamentais constituem uma pergunta que deve ser renovada por cada analista em cada tratamento. Por isso, esperamos que a execução desse terceiro tempo possa contribuir para que cada um possa, como nos convida Lacan, ser levado “a uma consequência em que ele precise colocar algo de si” e se interrogar sobre essa práxis.
P.S.