Sumário
.:: Com o escritor, o mundo inteiro escreve. ::.
– Por que escritores?
Catherine Millot
– Um rosto para Duras: a escrita, a puta e o feminino de ninguém
Lucia Castello Branco
– “Isso escreve”
Patricia Sá
– As mulheres, os homens…
Françoise Samson
– Lol V. Stein: uma ‘existência de discurso’
Letícia Nobre
– “Sem mim”
Alicia Liliana Sterlino
– As janelas do fantasma
Marie-Jeanne Sala
– O amante recomeçado, para que o romance não morra
Flavia Trocoli
– Dobra de renda escura que guarda o infinito
Janaina de Paula
– Uma ruína para a palavra amor:Marguerite Duras e o amor em fracasso
Paulo Fonseca Andrade
.:: “Texto teatro cinema.” ::.
– Agatha e o silêncio da sereia
Paula Strozenberg
– Marguerite Duras: escrever imagens
Gilda Maria Gomes Carneiro
Maria Helena Carneiro da Cunha
– De Hiroshima a Buchenwald, um outro amor
Eduardo Vidal
– Com o cinema, arrancar Lol do arrebatamento
Annie Tardits
– A escrita-cinema de Marguerite Duras
Valeria Campos
– Algaravia
Clara de Góes
.:: “E era isso a solidão.” ::.
– Psicanálise e Literatura: minha solidão encontra a sua
Eduardo Vidal
– Amor e Derrelição
Catherine Millot
– Marguerite Duras: La mer écrite: La mer, la mère, l’amer
Ruth Silviano Brandão
– A escrita das barragens
Ana Maria Portugal M. Saliba
– O que resta
Paloma Vidal
– Literatura incomparável, irredutível
Erick Gontijo Costa
Apresentação
Em 2014, quando Marguerite Duras completaria 100 anos, a Escola Letra Freudiana fez uma Jornada prestando-lhe homenagem. Duras diz que a solidão se faz. No entanto, ela fez mais do que isso, se fez M.D., fez de sua escrita letra irredutível, inapreensível. De letra, produziu teatro e cinema, que ela não distingue de literatura, inventando um modo singular de escrita e cena que não nos permite saber se estamos diante de roteiros, filmes, peças ou livros. O que ela fez não cabe em categorias, não se restringe a um gênero literário; é algo que ressoa com a letra de Lacan.
Esse encontro é o ponto de partida desta publicação. Uma revista, uma vista de novo do que há de interseção entre o discurso psicanalítico e A literatura de M.D. “Interseção”, como definida na Ata da Escola de 2014, entre a psicanálise e “outros discursos [que] reafirmam, a partir da especificidade do discurso analítico, a abertura da Escola a diversos campos do saber”; abertura,
por sua vez, prevista desde a fundação da Letra Freudiana, em 1981, há exatos 35 anos, quando se institui “um projeto de produção e propagação no discurso da psicanálise e no campo da cultura”; cultura tal como Freud a emprega, ou seja, laços sociais que comportam a falta estrutural. A Ata de 2014 ratifica o que estava no princípio do projeto da Escola: o Campo da Extensão “trata dos laços da Escola com o campo psicanalítico e com outros discursos”.
Nesta direção, outros encontros aconteceram, também em torno d’A literatura. Catherine Millot fez uma palestra na UFRJ, conversou com a ELF, no Lugar, e participou como conferencista do “II Seminário de Estudos Literários da UFMG: pensar a literatura incomparável”, juntamente com Eduardo Vidal, a convite de Lucia Castello Branco. Distintas formas de pensar A literatura, mas sempre apontando para a barra, para a decisão de trabalhar na dimensão de letra, de risco, ocasionaram a abertura da discussão.
A presente publicação é resultado desses encontros e mais um, sempre renovado, com a École de Psychanalyse Sigmund Freud. Está dividida em três partes, cada uma nomeada com frases da própria M.D.: “Com o escritor, o mundo inteiro escreve”, “Texto teatro cinema” e “E era isso a solidão”.
Esta revista é, também, comemoração dos 35 anos da Escola Letra Freudiana.
P.S.