Na estrutura borromeana da Escola, “Trata-se de uma consistência real onde cada um intervém com o desejo que se diz no compromisso e na responsabilidade de ‘fazer escola’” (Ata de 2014). Enodar é ato que convoca um a um à sustentação de uma transferência de trabalho com a Escola, impedindo dispersão e isolamento.
Ao ‘oferecer-se ao ensino, o discurso analítico’ produz ensinante que assume um compromisso decidido com sua proposta de trabalho escrita no boletim da Escola; ‘um pequeno boletim que faça laço’.
Colegiado da Escola Letra Freudiana
Ensino e Transmissão
Em nossa experiência de Escola, traçou-se um ensino a partir da leitura dos textos de Freud e de Lacan, não de uma forma linear, mas estabelecendo um eixo no qual se fizeram os cortes possíveis a partir dos conceitos fundamentais da psicanálise. A produção de trabalhos sobre pontos cruciais da práxis analítica conflui em jornadas e publicações.
Leituras de Freud e de Lacan
Espaço de trabalho textual que articula os conceitos fundamentais da práxis psicanalítica.
Leitura de Freud
Leitura de Lacan
Seminários
- na Escola: espaço de trabalho
- Conceitos Fundamentais da Psicanálise
- A clínica pulsional do bebê, autismo e psicose no tempo da infância
- A voz na poesia e na psicanálise
- O sexo como dizer nas vias d’a-sexuação
- Aproximações ao real do sexo
- A transferência e o desejo do analista
- O Real do sexo: mais, ainda
- “Não há relação sexual”
- Lacan… na série
- O número dois se regozija de ser ímpar
- A escrita matêmica de Lacan
- A topologia e o tempo
- A formação do analista
Psicanálise e…
Núcleo de Investigação Clínica
Núcleo de Investigação Clínica: Han$
Os encontros de trabalho, constituídos em torno do Núcleo Hans, são compostos por membros e participantes que se reúnem quinzenalmente. A produção que daí resulta é apresentada em uma reunião mensal, aberta a todos aqueles que se interessem por essas questões cruciais da Psicanálise.
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Núcleo de Investigação Clínica: As Psicoses e Autismo
Lacan localiza a forclusão ao redor da impossibilidade de encontrar um significante que permita responder a uma nova exigência, um chamado ao Pai. Define este significante que falta como Nome-do-Pai.
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Secção clínica
“Espaço de interlocução destinado aos membros e participantes da Escola, onde se passa ao público um dizer sobre a experiência de uma prática, possibilitando algum atravessamento de seus impasses.”1
É um lugar na Escola para que o analista, a seu tempo, possa dizer de sua práxis, dos seus impasses e de sua função.
Constitui-se em uma experiência onde estão implicados o analista e cada um dos que aí estão na ‘função ouvinte’.
Sofia Sarué – responsável
Última terça-feira de cada mês às 13h30.
Reunião d’Escola
A reunião D’Escola e o discurso analítico estão enlaçados na concepção borromeana que a ata de 2014 da Escola Letra Freudiana propõem. Em uma estrutura borromeana, membros e participantes são uma instancia comum, efeito do discurso e da prática que a Escola institui, empenhados em transmitir a especificidade da formação do psicanalista
Terças-feiras às 13h30.