[…] é inútil que alguém, por se acreditar figura de ponta, nos ensurdeça com os direitos adquiridos de sua ‘escuta’, com as virtudes de sua ‘supervisão’ e com seu gosto pela clínica, ou que assuma o ar entendido daquele que detém algo mais do que qualquer um de sua classe.
Lacan, Discurso na EFP.

Há um real em jogo na própria formação do psicanalista. […] não é menos patente […] que esse real provoque o seu próprio desconhecimento e, inclusive produza sua negação sistemática.
Lacan, Proposição sobre o psicanalista da escola.

O movimento psicanalítico, desde sua origem, buscou uma formação de analistas que atendesse à especificidade do discurso analítico. Para fazer face aos problemas herdados de Freud e dos analistas da IPA, Lacan elaborou suas próprias propostas para uma Escola. Vivendo numa época subsequente, cabe-nos conhecer, interrogar e fazer avançar essa busca como parte de uma formação a serviço da psicanálise. Tem sido o objetivo deste seminário há vários anos manter viva e atual essa reflexão. Neste ano de 2024 daremos destaque ao discurso contemporâneo sobre a sexualidade, tanto nas incidências que teve a psicanálise sobre seu surgimento quanto nas incidências desse discurso sobre nossa prática psicanalítica atual.

Olga Maria M. C. Souza Soubbotnik

Início: março.
Sábados às 14h (mensal / presencial / online)
Vitória/ES