O fato é que a análise é a experiência que voltou a favorecer, no mais alto grau, a função fecunda do desejo como tal. A ponto de se poder dizer que, em suma, na articulação teórica de Freud, a gênese da dimensão moral não se enraíza em outro lugar senão no próprio desejo. (Lacan, A ética da psicanálise).

Em 2023, partiremos de recortes do seminário 7: A Ética da psicanálise (1959-1960), para encontrar o tema geral da Escola O sexo é um dizer. No seminário 7, a ética da psicanálise é apresentada como a ética do desejo e, nessa direção, Lacan inicia o aprofundamento da noção de Real. Não se trata, portanto, de uma ética do ideal, do bem, e da prescrição de caminhos para atingi-los. Afirma-se a ética do singular, que permite sustentar a falta inerente à divisão do sujeito e que se constitui na clínica pelo dizer que produz efeitos.
O seminário se endereça a membros e participantes da Escola Letra Freudiana, e a interessados em se aproximar dos seminários de Lacan.

Ana Miranda

Início: 01 de março de 2023.
Vitória/ES – Quartas-feiras às 18h (semanal)