Lugar tem o prazer de receber Daniel Munduruku, professor e escritor indígena, dia 18 de agosto às 20h45, através da plataforma Zoom. Id: 822 3962 1278 / Senha: 295326
Taisa Borges
“O Brasil é o país da diversidade cultural e linguística. Aqui, em nossas terras, convivem 307 povos indígenas diferentes, falando algo em torno de 275 línguas e dialetos, morando em todos os estados desse imenso país.” (Vozes Ancestrais)
“As sociedades indígenas são movidas pela poesia dos mitos – palavras que encantam e dão direção, provocam e evocam os acontecimentos dos primeiros tempos, quando, somente ela, a Palavra, existia.
E foi por causa dela, de sua ação sobre o que não existia, que tudo passou a existir. Foi como um encantamento, um vento que passa ou o sopro sonoro de uma flauta, e… pronto… tudo se fez.
Assim é a palavra, que flui em todas as direções e sentidos e que influenciou e influencia todas as sociedades ao longo de sua história. Ela cria, enfeitiça, embriaga, gera monstros, faz heróis, remete-nos para nossa própria memória ancestral e dá sentido ao nosso estar no mundo.
Mesmo vivendo numa época em que a tecnologia impera e coloca a Palavra – aqui como sinônimo de Verdade – em segundo plano, percebemos que ainda há esperança, pois ela vivifica a poesia dos mistérios que nos emocionam e nos fazem buscar, dentro de nós mesmos, a certeza de que vale a pena colorir o mundo”. (Contos Indígenas Brasileiros) Daniel Munduruku |