Clique aqui para baixar o programa em PDF.

“O grupo que é instituído por este ato de fundação situa na estrutura de Cartel proposta por Lacan os princípios básicos de seu funcionamento. Os seminários e as aulas, alertas da sedução que exerce todo discurso universitário, abrirão também uma permanente interrogação: os limites da transmissão”1

No ato de sua fundação, a Letra Freudiana já privilegiava o Cartel como princípio de seu funcionamento. Tal direção é mantida na passagem à Escola em 1987, e ratificada na ata de 2014, quando se “reafirma sua constituição fundamentada na estrutura de cartel, lugar privilegiado de produção sob a forma de um escrito”.2 O dispositivo do Passe e, posteriormente, a Reunião de Trabalho Clínico se enlaçam ao Cartel e constituem os Dispositivos d’Escola, pequenos coletivos essenciais na transmissão da psicanálise e na sustentação do discurso analítico na extensão.

Realizar uma Jornada de Dispositivos d’Escola atualiza a importância desses pequenos coletivos e verifica, por meio da apresentação e discussão de trabalhos neles originados, a força de seu funcionamento. É também uma oportunidade de interrogar sobre os próprios dispositivos e sua importância numa Escola para a Psicanálise.

Após dois anos acontecendo exclusivamente via online, a Jornada do dia 16 de setembro de 2022 é um marco no retorno das atividades da Escola Letra Freudiana em sua casa.

1. Fundação da Letra Freudiana, 20.08.1981. Documentos para uma Escola, nº0, p. 9.
2. Documentos para uma Escola VI, p.17.