O Colegiado da Escola Letra Freudiana anuncia com pesar o falecimento de Myriam Rodrigues Fernández, ocorrido na última terça-feira 16/02/2021.

Myriam Rodrigues Fernández, membro e A.E. desta Escola, forjou estradas sólidas no trabalho psicanalítico.

Compartilhou preocupações políticas e sociais do país. Como disse dias antes de sua partida, “Eu não desisto fácil”.

Energia admirável, sempre com disposição para mais uma atividade.

Amante da cultura, literatura, cinema, teatro, arte, música. Sempre com vigor para passear por esses campos.

Sempre na aposta de um ato. Aposta na construção e no permanente fazer Escola, que sustentou com solidez.

Participou do ensino e transmissão da Escola com seu estilo efusivo. Sustentou até o final sua transmissão no Seminário de Psicanálise.

Apostou na função do analista com coragem.

Seus textos publicados se caracterizam por uma consistência singular e pelo valor para aqueles que se lançam nas questões psicanalíticas.

Deixa importantes escritos nas publicações da Escola.

Citamos um trecho de um desses escritos, intitulado “Um a posteriori da experiência”, que se lê na Revista Documentos para uma Escola V.

“Se pensarmos que a cada experiência de passe, com ou sem nominação, os efeitos d’Escola mais se orientarão no sentido do Real, talvez um certo excesso de saber possa ir caindo no buraco da causa real. E assim, quem sabe, irá se fazendo valer o ‘sem comum medida’ do objeto a na sustentação da Escola como ‘comunidade de experiência’. Apostemos.”

A Escola se junta nesse momento de tanta tristeza por seu desaparecimento, sabendo que suas marcas serão animadas e renovadas nos nossos trajetos de trabalho psicanalítico.

Citamos para concluir o trecho de uma canção de Gonzaguinha, da qual Myriam gostava muito e curiosamente leva por título uma questão:

O que É O que É?

“Fico com a pureza da resposta das crianças

é a vida, é bonita e é bonita

Viver …”

Colegiado Escola Letra Freudiana