“(…) em relação ao desejo, o objeto a sempre se apresenta na função de causa e é, para nós,
(…) o ponto raiz no qual se elabora no sujeito a função da causa.”

Jacques Lacan

a causa do desejo, questão de trabalho da Letra Freudiana para o ano 2022, é efeito de um percurso de Escola; um trilhamento.

Freud, nos primórdios da psicanálise, diz: “Trata-se na histeria de fazer subsistir o objeto do desejo como distinto e independente de toda necessidade.” O rastro que tal objeto engendrará, implica sua ausência. O objeto é perdido. De um só golpe, a pulsão (Trieb) se liga a essa indeterminação de objeto, e o desejo resta insatisfeito por estrutura.

O que é dito por Freud, Lacan irá logicizar.

O objeto a, invenção de Lacan, não tem nada em comum com aquilo que se chama de objeto. Lacan articula o ‘objeto a‘ a uma álgebra cuja construção provém de uma topologia das superfícies. É designado no discurso analítico, por uma letra.

Sua manifestação mais flagrante, sinal de sua emergência, é a angústia.

Angústia que, tal como é dada na experiência analítica, introduz uma função radical para a psicanálise: a função da falta.

Não existe falta no real. A falta só é apreensível por intermédio do simbólico, afirma Lacan, no seu retorno a Freud. Mas sustenta em seguida que é necessário dar um passo a mais. Resulta daí outra verdade extraída da experiência.

O ponto de onde surge a existência do significante é aquele que não pode ser significado; é o ponto de ‘falta de significante’. É algo real. Há um não-todo reconhecido.

Para poder continuar pensando em causa, ali onde correria o risco de ser preenchida, o discurso analítico tem por função insistir em fazer que subsista um véu sobre as ligações através das quais a causa age.

Há uma hiância, necessária, entre a causa e o seu efeito para que ela subsista. “(…) uma hiância tem sua origem em que a causa, em sua forma primária, é causa do desejo, isto é, algo essencialmente não efetuado”.

Enlaçar, através de um escrito, “a causa do desejo” aos problemas cruciais da psicanálise em nosso tempo é a proposta dessa Jornada.

A Escola Letra Freudiana convida analistas, não analistas, e àqueles que se interessem pelas questões da psicanálise, a vir participar da Jornadaa causa do desejo”, que se realizará nos dias 25 e 26 de novembro de 2022, no Hotel Mirador.

A participação na Jornada também será possível através de link,
encaminhado aos inscritos, por e-mail.
Taxa de Inscrição:
Valor único até 23/11/ 2022: R$ 420,00.
A partir de 24/11/2022: R$ 450,00.

Participantes:
Valor único até 23/11/2022: R$ 280,00.
A partir de 24/11/2022: R$ 300,00.

Estudantes:
Valor único até 25/11/2022: R$ 130,00.

Inscrição / Contato:
Marli – Secretaria da Escola Letra Freudiana
Tel: (21) 2522-3877 – Cel./WhatsApp: (21) 98486-4588
Rua Barão de Jaguaripe, 231 – Ipanema.
www.escolaletrafreudiana.com.br