Núcleo de Investigação Clínica: Han$

“O significante engendra um mundo, o mundo do qual o sujeito fala” (Lacan, A angústia)

A partir do trabalho d’Escola produzido em 2023, propomos um outro tempo, uma outra volta em torno do aforismo lacaniano, “o sexo é um dizer”, para pensarmos ainda sobre essa questão nodal da psicanálise, na experiência analítica com crianças.

O infantil não cessa de se inscrever e o sexual pode ser lido ao escutar as lacunas do discurso inconsciente. Esse é o alicerce da psicanálise. A sexualidade infantil, como Freud transmite, é o terreno no qual a experiência analítica se dá. O complexo de Édipo, sob a primazia do falo e na sua função de nó, organiza o campo pulsional, em torno da castração.

“Atar-se de uma outra forma, é o que faz o essencial do complexo de Édipo” (Lacan, R.S.I.) é nisso que opera a própria psicanálise. O Édipo é a “moldura” na qual se é possível regrar o jogo da análise (Lacan, O ato psicanalítico)

Da operação simbólica da castração resta um supereu e a construção da identificação ao ideal do eu, a identificação ao significante. Sendo homem e mulher significantes que adquirem suas funções a partir do dizer da não relação, a identificação sexuada fará – em seu tempo – a inscrição de cada um na função fálica em que se recolhe, um a um, o modo de gozo.

“Os seres chamados humanos, quaisquer que sejam, são sexuados, mas não se sabe de que sexo são, nem uns nem outros. Não é senão com uma análise que nos damos conta de como o sexo chega a fazer corpo nesse ser falante.” (Lacan, “Conferência de Milão”)

O texto freudiano, “O sepultamento do complexo de Édipo”, texto base de investigação do Núcleo, será lembrado em homenagem pelos seus 100 anos.

Os encontros de trabalho do ‘Núcleo’, composto por membros e participantes da Escola, acontecem quinzenalmente.

O que se recolhe desses pequenos coletivos é apresentado no marco da Escola, para todos aqueles que se interessem pelas questões cruciais da psicanálise, na terceira quarta-feira de cada mês, às 10h30.

3ªf 10h30 Cristiane Amaral
4ªf 09h Simone Aziz
5ªf 19h Vera Vinheiro
6ªf 09h Ana Claudia Vieira Vaz (Niterói/RJ)
6ªf 09h30 María José Estevez Acuña (+!)