Lugar convida, na próxima quinta-feira, dia 13 de junho, às 20h45 a escritora e jornalista argentina, Luisa Valenzuela, que esteve agora em 2024 na organização da Sala Rodolfo Walsh na Feira Internacional do Livro, em Buenos Aires. Ali se levantou a discussão sobre a responsabilidade da palavra frente ao ódio que vem sendo plantado e disseminado principalmente nas redes sociais.
Estavam presentes o psicanalista Eduardo Vidal, a filósofa Esther Diaz e o poeta dramaturgo Vicente Muleiro que se debruçaram na análise dos discursos de ódio que imperam nessa época e contaminam o campo social e político, trazendo graves consequências culturais.
Luisa Valenzuela na era da pós-verdade propõe recuperar a força da palavra e a função dos intelectuais, não necessariamente formadores de opinião, mas questionadores de opiniões formadas.
Indicamos a leitura de seu “Romance Negro com Argentinos”, escrito em 1990, e que estará disponível na Biblioteca para venda e na revista Pulsão e Gozo, onde constam fragmentos desse romance traduzidos por Rossely Perez.