Do retorno do recalcado ao enodamento

A sequência temporal então seria: primeiro, renúncia do pulsional como resultado da angústia frente à agressão da autoridade externa – pois nisso desemboca a angústia frente à perda do amor, já que o amor protege dessa agressão punitiva -; posteriormente, instauração da autoridade interna,renúncia do pulsional como consequência da angústia frente a ela, angústia da consciência moral. (…) Quando uma aspiração pulsional cai sob o recalque,seus componentes libidinosos são transformados em sintomas, e seus componentes agressivos em sentimento de culpa.

Freud, S. “O mal-estar na cultura”.

Digo apenas que é preciso supor tetrádico o que faz o laço borromeano – perversão quer dizer apenas versão em direção ao pai -, em suma, o pai é um sintoma, ou um sinthoma, se quiserem. Estabelecer o laço enigmático do imaginário, do simbólico e do real implica ou supõe a ex-sistência do sintoma.

Lacan, J. O sinthoma.

 

Uma certa mitologia conta que nem nos jardins do Éden a fantasia de uma satisfação plena era realizável. A “queda” pode ser lida como a passagem da natureza à cultura e a instauração da nostalgia de um gozo que nunca existiu. “Mal-estar” pode ser outra leitura.

Freud propôs que o preço que o ser falante paga por sua condição de sujeito do desejo inclui a não satisfação pulsional. Entre os possíveis destinos da pulsão, a operação do recalque traz consigo o retorno do recalcado e a emergência do sintoma.Neste advém uma satisfação desconhecida pelo sujeito. Aqui se marca a diferença do sintoma na psicanálise e nos outros campos do saber que tratam do sofrimento humano.

Lacan relê o sintoma freudiano como algo constituinte do sujeito marcado pelo Nome-do-Pai e pela inscrição do significante do falo. Então, se o sintoma enoda borromeanamente os registros real, simbólico e imaginário, como pensar em sua erradicação numa experiência analítica? O que resta do sintoma no sinthoma, se na contingência de uma análise este se produz? Frente às promessas de abolição do mal-estar do falante pelos discursos que brotam da ciência,da política ou da religião o que apresenta o discurso analítico?

Estas são algumas das questões que tentaremos enodar no seminário deste ano.

 

Francisco José Bezerra Santos

Início: 6 de março.
Terças-feiras às 20h (semanal)
(85) 3246-9581 – Fortaleza – CE
fjbs2011@hotmail.com