- Este evento já passou.
A dimensão de gozo no fantasma
7 07-03:00 agosto 07-03:00 2019 @ 9:00 - 10:30
Em 1967, Lacan se pergunta: como o gozo é manejável a partir do sujeito? A resposta é que é a psicanálise que descobre que o que tem valor de gozo na conjunção sexual para um sujeito, é aquilo que ao passar pela castração é fundamentalmente a anulação do gozo como tal. Ou seja, é este algo que ao não ser apreendido pelo sujeito, aparecendo como o que falta, passa a ter valor de gozo.
Daremos continuidade ao trabalho, articulando o fantasma tal como funciona na economia neurótica, com o arranjo que toma emprestado do campo onde se determina o gozo perverso, para lidar com a deficiência do desejo no campo do ato sexual.
Arlete Garcia
Em 1967, Lacan se pergunta: como o gozo é manejável a partir do sujeito? A resposta é que é a psicanálise que descobre que o que tem valor de gozo na conjunção sexual para um sujeito, é aquilo que ao passar pela castração é fundamentalmente a anulação do gozo como tal. Ou seja, é este algo que ao não ser apreendido pelo sujeito, aparecendo como o que falta, passa a ter valor de gozo.
Daremos continuidade ao trabalho, articulando o fantasma tal como funciona na economia neurótica, com o arranjo que toma emprestado do campo onde se determina o gozo perverso, para lidar com a deficiência do desejo no campo do ato sexual.
Arlete Garcia
Em 1967, Lacan se pergunta: como o gozo é manejável a partir do sujeito? A resposta é que é a psicanálise que descobre que o que tem valor de gozo na conjunção sexual para um sujeito, é aquilo que ao passar pela castração é fundamentalmente a anulação do gozo como tal. Ou seja, é este algo que ao não ser apreendido pelo sujeito, aparecendo como o que falta, passa a ter valor de gozo.
Daremos continuidade ao trabalho, articulando o fantasma tal como funciona na economia neurótica, com o arranjo que toma emprestado do campo onde se determina o gozo perverso, para lidar com a deficiência do desejo no campo do ato sexual.
Arlete Garcia
Em 1967, Lacan se pergunta: como o gozo é manejável a partir do sujeito? A resposta é que é a psicanálise que descobre que o que tem valor de gozo na conjunção sexual para um sujeito, é aquilo que ao passar pela castração é fundamentalmente a anulação do gozo como tal. Ou seja, é este algo que ao não ser apreendido pelo sujeito, aparecendo como o que falta, passa a ter valor de gozo.
Daremos continuidade ao trabalho, articulando o fantasma tal como funciona na economia neurótica, com o arranjo que toma emprestado do campo onde se determina o gozo perverso, para lidar com a deficiência do desejo no campo do ato sexual.
Arlete Garcia
Em 1967, Lacan se pergunta: como o gozo é manejável a partir do sujeito? A resposta é que é a psicanálise que descobre que o que tem valor de gozo na conjunção sexual para um sujeito, é aquilo que ao passar pela castração é fundamentalmente a anulação do gozo como tal. Ou seja, é este algo que ao não ser apreendido pelo sujeito, aparecendo como o que falta, passa a ter valor de gozo.
Daremos continuidade ao trabalho, articulando o fantasma tal como funciona na economia neurótica, com o arranjo que toma emprestado do campo onde se determina o gozo perverso, para lidar com a deficiência do desejo no campo do ato sexual.
Arlete Garcia
Em 1967, Lacan se pergunta: como o gozo é manejável a partir do sujeito? A resposta é que é a psicanálise que descobre que o que tem valor de gozo na conjunção sexual para um sujeito, é aquilo que ao passar pela castração é fundamentalmente a anulação do gozo como tal. Ou seja, é este algo que ao não ser apreendido pelo sujeito, aparecendo como o que falta, passa a ter valor de gozo.
Daremos continuidade ao trabalho, articulando o fantasma tal como funciona na economia neurótica, com o arranjo que toma emprestado do campo onde se determina o gozo perverso, para lidar com a deficiência do desejo no campo do ato sexual.
Arlete Garcia
Em 1967, Lacan se pergunta: como o gozo é manejável a partir do sujeito? A resposta é que é a psicanálise que descobre que o que tem valor de gozo na conjunção sexual para um sujeito, é aquilo que ao passar pela castração é fundamentalmente a anulação do gozo como tal. Ou seja, é este algo que ao não ser apreendido pelo sujeito, aparecendo como o que falta, passa a ter valor de gozo.
Daremos continuidade ao trabalho, articulando o fantasma tal como funciona na economia neurótica, com o arranjo que toma emprestado do campo onde se determina o gozo perverso, para lidar com a deficiência do desejo no campo do ato sexual.
Arlete Garcia
Em 1967, Lacan se pergunta: como o gozo é manejável a partir do sujeito? A resposta é que é a psicanálise que descobre que o que tem valor de gozo na conjunção sexual para um sujeito, é aquilo que ao passar pela castração é fundamentalmente a anulação do gozo como tal. Ou seja, é este algo que ao não ser apreendido pelo sujeito, aparecendo como o que falta, passa a ter valor de gozo.
Daremos continuidade ao trabalho, articulando o fantasma tal como funciona na economia neurótica, com o arranjo que toma emprestado do campo onde se determina o gozo perverso, para lidar com a deficiência do desejo no campo do ato sexual.
Arlete Garcia
Em 1967, Lacan se pergunta: como o gozo é manejável a partir do sujeito? A resposta é que é a psicanálise que descobre que o que tem valor de gozo na conjunção sexual para um sujeito, é aquilo que ao passar pela castração é fundamentalmente a anulação do gozo como tal. Ou seja, é este algo que ao não ser apreendido pelo sujeito, aparecendo como o que falta, passa a ter valor de gozo.
Daremos continuidade ao trabalho, articulando o fantasma tal como funciona na economia neurótica, com o arranjo que toma emprestado do campo onde se determina o gozo perverso, para lidar com a deficiência do desejo no campo do ato sexual.
Arlete Garcia