Lacan… Na série

Prosseguindo com “Lacan… na série”, neste ano de 2021, em que a Escola dará continuidade à questão A escrita do fantasma, trabalharemos o seminário 5 – As formações do inconsciente (1957-1958) e o seminário 14 – A lógica do fantasma (1966-1967).

Ao longo do seminário As formações do inconsciente, Lacan articula as funções do ‘termo crucial’, o significante, constrói o grafo do desejo, propõe o complexo de Édipo em três tempos e se debruça sobre o famoso chiste “familionário”, citado por Freud, assim como sobre o célebre esquecimento de “Signorelli”. Nosso trabalho incidirá também sobre a leitura atenta do artigo freudiano “Bate-se numa criança” (1919), valioso, como destaca Lacan, pelo retournement produzido na teoria freudiana.

Através da escrita do fantasma pela fórmula $<>a, o seminário A lógica do fantasma será trabalhado tendo em vista o questionamento acerca do que seria essa lógica, e o que ela agrega à práxis psicanalítica. Para Lacan, trata-se de refundar uma lógica a partir da alienação, da articulação do sujeito com a estrutura significante e do estatuto do objeto a. Lacan efetua uma torção à lógica formal para dar conta da radicalidade da constituição do sujeito.

Ana Lucia Zacharias
Benita Losada A. Lopes
Isabela Bueno do Prado

Seminário 5 – As formações do inconsciente
Início: 04 de março
Isabela Bueno do Prado, Letícia Nobre e Glória Castilho

Seminário 14 – A lógica do fantasma
Início: 11 de março
Bruno Netto dos Reys, Cristiane Amaral e Cristiane Marques Seixas

Quintas-feiras às 19h (semanal)